Vantagens No Uso De Fertilizantes Orgânicos: Uma Nutrição Equilibrada A Fim De Atingir Uma Agricultura Sustentável E Rentável

 em Fertilizantes

 

O conceito de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, que visa atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades, estabelece-se como o método oficial para corrigir os efeitos da crise ecológica. (World Comission on Environment and Development – WCED, 1987).

O fertilizante orgânico é definido como produto de origem animal ou vegetal que propicia melhorias nas qualidades físicas, químicas e biológicas no solo. Quando o assunto é agricultura sustentável sempre é um desafio, com as demandas dos dias de hoje, de produzir mais em uma mesma área com garantia de longevidade/rentabilidade para a área do produtor rural.

Seja qual for à lavoura, a ideia de colher mais com um menor custo sempre parece ser uma boa ideia não é mesmo?

A economia não seria apenas em dinheiro que diminuiria a necessidade de adubos minerais em até 40%, mas também em recursos naturais, oque diminuiria o impacto ambiental e a dependência de fertilizantes em sua produção, garantindo um solo rico, vivo e condições para que as próximas gerações venham a prosperar no campo.

Adotar uma boa estratégia de cultivo permite um ganho de produtividade e uma aliança com a natureza, fazendo-a agir a nosso favor atingindo assim um equilíbrio.

Para que isso ocorra você deve se atentar a alguns fatores que iremos discorrer ao longo deste artigo.

Matéria Orgânica no Solo e sua parte ativa: As Substâncias Húmicas.

A preservação ambiental na agricultura não se da apenas na manutenção de arvores de pé ou outras plantadas, ou nascentes protegidas. Mas também bem escondido da visão das pessoas: sob o pé dos produtores.

E para que esta preservação ocorra devemos então falar da Matéria Orgânica. O uso da matéria orgânica pelo homem é muito antigo, pois foi à primeira forma de se fertilizar o solo e dizia-se com propriedade que terra escura, fofa e úmida é sinal positivo para se tiver uma boa colheita.

As Substâncias Húmicas pela sua capacidade de promover crescimento vegetal, está atualmente adquirindo grande importância na agricultura orgânica sustentável.

As substâncias húmicas originam-se pela decomposição microbiológica da matéria orgânica e resíduos orgânicos de plantas, animais e microrganismos, é uma substância de coloração escura.

A qualidade da M.O. que se vai adicionar ao solo esta diretamente proporcional de quanto à mesma possui de substancias húmicas.

O produto SH30 da linha agrícola da ML BIORGÂNICO,  é o único no mercado registrado pelo MAPA como fertilizante orgânico que possui 30% destas substâncias húmicas solúveis em agua e 25% de carbono orgânico total.

Figura 1. Crescimento da CTC (Capacidade de troca cátions) em função da quantidade de carbono orgânico total.

No SH30 é usado como fonte de M.O o  Linhito.

Com o uso deste fertilizante orgânico a capacidade de reter agua é 20 vezes maior que a dos solos sem matéria orgânica, o que justifica a maior capacidade de plantas a resistirem a veranicos e a diminuição da possibilidade de erosão no solo.

Partes ativas da matéria orgânica (Substâncias Húmicas):

  • Possuem muitos agrupamentos hidroxílicos (OH) e carboxílicos (COOH).
  • Os quais, em meio ácido, apresentam cargas negativas, que “seguram” nutrientes como K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn, Zn.
  • As cargas negativas também são capazes de “segurar” o Al3+, impedindo que o mesmo reaja com o P, oque aumenta a quantidade de P disponível no solo.
  • Fazendo com que o produtor economize em até 40% sua quantidade de adubos minerais aumentando a sua eficiência, pois diminuiria a perda por volatização e lixiviação dos nutrientes já citados acima.

 

Influenciam muitos processos metabólicos na planta:

  • Respiração, fotossíntese, floração e frutificação.
  • Incremento da produção em função dos processos ligados ao enraizamento e desenvolvimento vegetativo.

 

Governam a dinâmica e disponibilidade dos nutrientes no solo:

  • Promove um maior enraizamento com o aumento do numero de sítios mitóticos e aumento de pontos de colonização de bactérias.
  • Devido às características coloidais das substancias húmicas, isso lhes atribui, características próprias, destacando sua elevada superfície, oque lhes confere alta reatividade, interferindo assim diretamente no ph, efeito tampão, CTC e dessalinização de solos. 

 

 

Figura 2. Importância da Matéria orgânica

Benefícios

As substâncias húmicas são bioestimulantes:

  • Considera-se bioestimulante qualquer substância ou microrganismo aplicado na planta visando melhorar a absorção, aproveitamento de nutrientes.
  • Uma de suas ações benéficas como bioestimulantes, seria em relação a enzimas, como a supressão da enzima AIA Oxidase, o que causa aumento nos teores do acido indolilacético (Auxina) no tecido vegetal, resultando em um maior desenvolvimento e produção da planta.
  • A auxina é um hormônio de crescimento que promove crescimento e alongamento celular.

Figura 3. Fatores que influenciam negativamente (estresses abióticos) e positivamente (Bioestimulantes) as plantas.

Assim o uso destas substâncias tem como resultado:

  • Um aumento da atividade metabólica do vegetal;
  • Aceleração dos processos enzimáticos e da divisão celular;
  • Crescimento mais rápido da raiz e aumento de matéria seca.
  • Tolerância a stress abióticos

O pesquisador Michael Rose e colegas da Universidade de Monash (Austrália) conduziram um estudo utilizando a metodologia de meta análise de dados experimentais e concluíram que os ácidos húmicos, em média, proporcionam um aumento de 21% na massa seca das raízes.

A melhor opção para levar a sua lavoura os benefícios dos ácidos húmicos, já comprovados cientificamente e já prontos para serem solubilizados com ação imediata no campo, seria o uso do fertilizante orgânico SH30 da linha ML BIORGÂNICO.

Garantia de mais vida no solo e maior eficiência no uso de adubos minerais.

Para mais informações acesse a aba saiba mais deste site, e para instruções de uso consulte o nosso assessor de consultoria técnica:

Eng. Agrônomo Giovanni Bruno Papa

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ (Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Contato: (16) 9.9350-4074 – E-mail: consultoria@mlbiorganico.com.br

                                     Bibliografia

Canellas, L. P. (2018). Àcidos Húmicos produzem mudanças significativas na arquitetura o sistema radiular. Campos&Negócios-Grãos, 42-43.

Cardoso, E. J. (2019). Substâncias Húmicas: Uma nova abordagem para a valoração dos fertilizantes orgânicos na forma de compostos. Anuário brasileiro de tecnologia em nutrição vegetal-Abisolo, 57-60.

Nicchio, B. (2019). Adubos Húmicos+Fosfatados Nutrição equilibrada para as plantas. Campos&Negócios-Grãos, 20-22.

Teixeira, N. T. (2018). Efeito das Substâncias Húmicas na Goiabeira. Campos&Negócios-Hortifrúti, 56-57.

MELO, L. C. A.; SILVA, C. A.; DIAS, B. O. Caracterização da matriz orgânica de resíduos de origens diversificadas. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 32, p. 101–110, 2008.

Kiehl, E. J. Fertilizantes orgânicos. São Paulo, Ceres, 1985. 492p.

Sambatti, J. A.; Souza Junior, I. G.; Costa, A. C. S.; Tormena, C. A. Estimativa da acidez potencial pelo método do pH SMP em solos em formação Caiuá – Noroeste do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.27, n.2, p.257-264, 2003.

In: American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Mood disorders: depressive disorders major depressive disorder. levitra malaysia Philadelphia, PA: Elsevier; chap Institute for Clinical Systems Improvement website.

The word prophylaxis comes from Greek. buy viagra online We use the term prophylaxis when we want to refer to the actions that need to be taken to prevent disease or simply to carry out a control of the gums, if we talk about a dentist.

Deixe um Comentário